Você consegue responder de imediato qual é a essência da sua empresa? Não é o texto pronto sobre visão, missão e valores, mas a base da personalidade da sua marca. Estamos falando sobre a clareza de posicionamento, que é, a partir de um projeto, a forma como a empresa age e a imagem que cria para o seu público. Em outras palavras, o conceito de clareza de posicionamento é o que a empresa, como instituição, propõe para o mercado e para as pessoas.
Esse conceito vem sendo, cada vez mais, pautado devido à realidade fortemente tomada pela internet e redes sociais, onde os consumidores estão muito próximos das marcas, interagindo e buscando conhecer as responsabilidades e posições corporativas, ambientais, sociais e até mesmo políticas de cada empresa.
Mas não adianta propor uma ideia ou comportamento apenas para agradar o consumidor, afinal, é impossível ser aprovado por 100% do público. Além disso, em algum momento a sua empresa pode se perder no “personagem” e acabar colhendo feedbacks e resultados negativos.
A melhor forma para firmar a sua marca é ter em mente quais são os objetivos da empresa perante a sociedade, como e onde quer chegar e qual será a relação com o público. Ou seja, é justamente ter a clareza do seu posicionamento e enxergá-lo como uma promessa, que deve ser sempre cumprida para que, a longo prazo, construa a autoridade da sua marca.
Uma empresa que tem seu posicionamento bem claro e definido pode contar com algumas vantagens competitivas como comunicar-se de forma precisa, a fim de segmentar e alcançar o público-alvo com muito mais eficiência, conquistar destaque diante da concorrência e, ainda, ainda as chances de crescimento e expansão da marca.
Sua empresa tem clareza de posicionamento?
Agora que você chegou até aqui, já deve conseguir responder à pergunta inicial: a sua empresa tem clareza de posicionamento? Se a resposta for “não”, continue a leitura para conferir algumas estratégias para trabalhar a essência da sua marca.
Como definir o posicionamento da empresa
Siga estes passos para mapear e determinar a posição da sua empresa para com o mercado e, principalmente, o público:
Faça um mapa de posicionamento
O mapeamento vai te ajudar a ter clareza sobre os objetivos da empresa, a definir uma posição que faça sentido com a essência da marca e, também, vai garantir a coerência entre as falas e comportamentos da instituição.
Invista em comunicação
Depois de mapear o posicionamento, a sua empresa precisa que ele seja visto e avaliado. Além disso, estratégias de marketing e propaganda são fundamentais para aumentar as chances de sucesso da posição escolhida pela marca.
Aposte na parceria com uma empresa ou profissional de marketing para guiar a comunicação institucional mais adequada para dialogar com o público-alvo.
Analise a opinião do público
Não queremos agradar a todos, mas precisamos agradar alguém. Se ninguém estiver concordando com o posicionamento da sua empresa, talvez seja preciso rever o mapeamento, a comunicação ou o próprio público.
Pratique cultura organizacional
Ninguém melhor para defender o posicionamento da sua empresa do que os seus próprios colaboradores! A propaganda boca a boca não tem tanto alcance quando comparada a outras, mas sem dúvidas é a mais eficiente, pois é uma prova social dada de boa vontade. Então, incorpore a cultura organizacional no ambiente de trabalho para que, a médio e longo prazo, as pessoas envolvidas vistam a camisa da empresa.
Além disso, os colaboradores podem ser a primeira fonte sobre os posicionamentos da marca e opinar sobre eles.
Importante: a cultura organizacional não é feita com ordens e imposições, mas através da construção de um bom ambiente de trabalho, com líderes acessíveis e boa comunicação.